sexta-feira, 31 de julho de 2009

Saudades do blog!

Sei que estive ausente por alguns dias, e hoje o meu cansaço - e confesso, também minha preguiça - quase fizeram alongar meu descuido com o blog. Quanta chuva nessa cidade, meu Deus! Nada seca... tudo úmido... até eu já estou mofando... e o frio... ai, o frio... chega, gente! Eu nasci pro verão. Não, não verão, verão, mas um clima temperado. Até Sofia, nossa intercambiária da Eslováquia, está reclamando do clima. Achando que aqui era verão o ano inteiro, não trouxe sequer um casaco de frio. Conclusão, a cada dia some um do meu armário, já que coloquei-o à sua disposição.
A semana foi interessante... quando eu não tenho tempo de escrever é porque coisas boas aconteceram. Bom, nem sempre coisas boas, mas coisas.
Terça foi nosso último dia de curso. Fizemos 4 cenas, e vou fazer uma confissão, que acho que até escondi do meu parceiro da cena romântica, para que sei lá, ele não me achasse tão mirim: fiz minha primeira cena de beijo, seguida por uma outra. Pude comprovar e posso agora retrucar quando dizem que não existe beijo técnico. Na realidade, o beijo pode ser de verdade, fisicamente de verdade, mas o psicológico - que para mim é o que mais conta nestas ocasiões - é que dita o rolar técnico da cena. Simplesmente uma cena. Mas que deu vergonha, sim, isso deu. Legal demais. E pronto. Mais uma experiência para minha carreira!
Fiquei feliz com o breve resultado das aulas de Fernando Leal. Acho que superei meu trauma do ano passado quando chorei e pensei em desistir de ser atriz ao fazer meu primeiro workshop de tv com Roberto Jabor e ser um total desastre. Como disse nosso diretor, não viraríamos ótimos atores com apenas um mês de aula, mas comecei a tomar consciência do que é e como é a coisa. E vou te falar que na maioria das vezes gostei do que vi. Foram aulas técnicas e muito humanas, e elogio com toda a veracidade a capacidade e o tato que o Fernando tem com seus alunos. E aí surgiu mais uma vez a discussão do meu problema: o sotaque. Caraca! Que droga! Por que minha mãe foi me ter no interior, hein?! Só para dificultar...
Após a aula, descemos no café logo abaixo do estúdio, e engatamos uma boa conversa com boas cervejas até que as portas fossem fechadas e nós praticamente expulsos do lugar. A turma era de 9 pessoas, e claro que não deu para colocar 1/10 de nossas vidas em dia. Não querendo que a noite acabasse ali, fomos para uma baladinha "pop cult alternativa" chamada Oscaricatos. Algumas presenças ilustres do mundo midiático no lugar, outras nem tanto, e dançamos de A a Z. Tocou desde George Michael até Cartola. Adorei! Constatei ao chegar em casa às quase 6h da manhã que havia pagado coisa a mais, mas valeu a pena. Essa cidade tem tanto lugar massa preu conhecer ainda... preciso só das companhias certas que lá me levem. Ei larilarê...
Conheci pessoas maravilhosas, interessantíssmas, modelos, ex-modelos, ator que já foi global, atores que querem ser globais, pessoa que não sabia o que lá estava fazendo, vencedora de concurso de shampoo, enfim. As histórias são muitas, mas todas com o mesmo desejo. E você já sabe qual é. Algumas amizades que eu realmente gostaria de levar adiante. Vamos ver se é apenas fogo de palha... porque é muito comum após cursos e workshops as pessoas combinarem e prometerem n coisas, e no fim das contas, well, vê-se que era só simpatia momentânea.
Já ontem, tivemos nossos armários da cozinha e área de serviço instalados assim como a prateleira no meu quarto, onde eu, infantilmente, coloquei 5 ursos de pelúcia. A casa está completa! Fora alguns consertos a serem feitos semana que vem, mas, enfim, completa! Fiz um almoço bem simples e brasileiro para Sofia, e ela repetiu 2 vezes. Sinal de que já posso casar!
À noite, pegamos nossos casacos e nossos guarda-chuvas e fomos à vernissage de Zé Celso, no Itaú Cultural. Muito oba oba, pouco vinho, parcos quitutes, muita gente influente, alguns loucos, a mídia, e a presença do nobre velhinho formado em Direito pela USP e que já tem seu nome arquivado na história do teatro brasileiro. Levamos Sofia conosco, tentei explicar o pouco que sei sobre o Teatro Oficina e acho que ela captou a mensagem geral. Saímos de lá, tentamos ir para um bar ali perto, lotado, paramos no restaurante árabe Papai Halim, que aliás, hummmmm. E depois umas duas cervejinhas no bar. Chega. Muito frio e muito sono...
E hoje, pulei cedinho da cama, e fui encontrar um desses meus novos amigos para a possibilidade de um interessante trabalho sobre o qual ele havia me falado e que muito me interessou. Trata-se de uma companhia-empresa de teatro que fazem shows em festas infantis, como Hannah Montana, Piratas do Caribe, Branca de Neve... fui no intuito apenas de me fazer conhecer, mas já me colocaram no batente. Dancei o dia todo nas salas alugadas de um flat na Vila Olímpia, me esforçando ao máximo para decorar as coreografias dos piratas e não sofrer com o ainda deslocamento. Tive alguns momentos de quase desespero, duvidamento de minhas habilidades com a dança, mas acho que pode dar certo sim. Trabalho árduo, mas gratificante e que pode render bons cachês ao longo do mês. Terça volto para uma conversa e esclarecimentos, e vamos ver. Já deixaram claro acerca do meu perfil, o que eu já sabia: não serei princesa, serei bruxa, madrasta, irmã de Cinderela... Sem problemas!
Bom, só sei que voltei à noite para casa, toda dolorida, com marcas roxas nas coxas devido às palmas e batidas no corpo, e animadona, ainda fui para a academia. Fiz um caldo verde, vi um pouco de tv, arrumei minhas malas para o final de semana e ufa. Só isso.
Também recebi a ligação da Nossa Senhora do Casting, agência boa de atores e que me ligou, incrivelmente, meses após eu ter enviado meu material. Retorno a ligação amanhã. Também recebi convite para trabalhinho em propaganda na terça, mas infelizmente, a agenda já está cheia para tal data. Tantos dias na semana... e as coisas caem na mesma data... incrível, isso. Mas a ligação valeu a pena, já que ainda se mantém acesa a oportunidade no SBT.
Ah, o DRT... me encaminharam para processo de banca para que eu tire o definitivo. Me desesperei, já que são duas fases e dois salários mínimos que podem ser jogados no lixo caso não passe. Sinal de que minha pasta com todos meus comprovantes de cursos, trabalhos, intuitos e burocracia é bem válido. Então após consultar as amigos da área, optei por pegar o provisório e aguardo uma resposta do sindicato.
Ai gente, acho que foi isso.
Recebi a triste notícia de que uma tia, a que cuida da minha cachorra (o Porco), está internada, nada bem, e o Porco retornou para nosso lar.
E finda o mês de julho, quase completando um semestre de vida em São Paulo. Parece que foi ontem que cheguei com minha mala cheia de sonhos, incertezas e imediatismos no apartamento do Higienópolis... O tempo passa, o tempo voa...
Boa noite, galera! Bom final de semana! Sábado tem festinha... iup...