sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O que será que será...?

"Deve ser o acúmulo de stress de final de ano. Eu tive uma infecção urinária, não te contei?", me relatou uma amiga. Essa doença moderna que hoje é causa de tudo: insônia, perda de cabelo, obesidade, câncer, olheira, baixa de apetite sexual, fim de relacionamentos, efeito estufa, aquecimento global, tudo! Pode ser que ela tenha razão. Não acúmulo de trabalho, pois isso tive muito pouco embora tenha reclamado durante os poucos que tive... Mas quanto stress esse 2009 me causou! Mas pode ser que seja a idade. O organismo já não é mais o mesmo. Acabei de tomar a terceira dose de xarope do dia e me lembrei da última vez que senti esse gostinho tão prazeroso. Devia ter por volta dos meus 8 ou 9 anos e escondida, tomei um segundo copinho daquele líquido vermelho melado. Aí, com a consciência pesada, perguntei a minha mãe que estava debaixo do chuveiro: "Mãe, o que acontece quando a pessoa toma mais remédio do que deveria?". "Ela morre.", ela respondeu, já que não tinha nascido ontem. Faz tempo... E hoje, alguns aninhos depois, comprei esse xarope incolor que eu espero que milagrosamente traga minha bela voz de volta até às 18h de amanhã. Estou parecendo uma hipocondríaca... com a cabeceira da cama cheia de embalagens, olhando as horas no relógio para saber qual pastilha tomar, fazendo gargarejos de água quente, sal e vinagre, espirrando própolis com romã, tomando mel com limão, tomando chá verde com limão e mel, vitamina C, água, água e mais água. Passei o dia querendo parar o relógio, já que quase quiseram me substituir no Meio-Fio e me passar para um papel com apenas duas falas. "Não, pera aí, me dá mais um tempo!".
São Paulo não me fez ficar rica e nem famosa - ainda . Mas se tem uma coisa que São Paulo me fez foi ficar doente. Comprei remédios que jamais havia tomado na vida! Eu que me gabava tanto... que nunca ficava rouca... que nunca ficava resfriada... que nunca tenho dor de cabeça... que não tenho cólica... bom, essas duas últimas não tenho mesmo, graças ao bom Jesus de Misericórdia! O problema é meu? Da cidade? Ou do sistema? É tudo culpa do capitalismo.
Bons tempos em que farmácia era só para meus cosméticos... bons tempos quando a ressaca durava só até a hora do almoço do dia seguinte... bons tempos em que stress era coisa de adulto rico... velhos tempos quando ficar rouca era sexy e não o risco de perder um dos trabalhos mais legais do ano. Foi-se o tempo.