domingo, 7 de junho de 2009

Loucura, loucura

Ufa!
Finalmente agora posso respirar. Essa semana foi punk, fui dormir tarde e exausta todos os dias e acordando cedíssimo, passando um frio do cão desde a hora que levantava até a hora de ir deitar; não pude ir à academia nenhum dia; comi fora de casa todos os dias e consequentemente dei uma engordadinha; ganhei um bom dinheirinho com os singelos cachês; não pude ajudar na mudança de uma das minhas roommates que mudou-se hoje para a casa do namorado; não pude programar nem fazer nada em relação ao seu bota-fora - embora tenha chegado a tempo para tal -; conversei super pouco com as meninas de casa e com minha família; tive que recusar convites de cinema, festas e jantares; cheguei atrasada nas aulas de teatro; corri o dia todo; não deu para atualizar meu querido blog (o que me fazia ir dormir com um baita de um peso da consciência); mas, tudo valeu a pena. Não posso reclamar! Ossos do ofício!
Estar pela primeira vez num set de filmagem de uma novela foi especial. E sabe o que foi ainda mais incrível? Conheci Seu Silvio Santos. Para a surpresa de todos - produção, elenco, figuração -, esta grande figura foi visitar a cidade cenográfica e conferir o novo cenário da novela. Engraçado como todos, todos, sem exceção, ficaram imóveis e extasiados com sua presença. Um dos atores cantou ao ver seu carro (um Omega australiano) chegar: "Sílvio Santos vem aí... la la la la la"... Simpático demais. O cara merece tudo o que tem. E isso é unanimidade. Seu Sírvo é o cara!
Tive contatos com pessoas diferentes, conversei com produção, com direção, com elenco, fiz minha parte e suguei ao máximo tudo o que o SBT naquele momento pôde me oferecer, com promessas de muito mais. Agora é só aguardar. Nesse mundo nunca se sabe, as palavras valem muito pouco e servem mais para elevar nossas esperanças. E essas nunca morrem.
Ser figurante não é fácil e se ganha muito pouco. Para mim, é coisa de início de carreira, bem início mesmo, mas não deixei o pessimismo tomar conta dos meus pensamentos. Conversei o máximo que pude, troquei contatos e ganhei uma boa experiência. Sexta-feira foi o dia mais monótono, já que não sei o porquê, mas o diretor substituto não me chamou para fazer nada além da continuação da cena de terça-feira. Passei grande parte do dia à toa... e nem pude assistir às cenas, que estavam sendo gravadas dentro de um trailer.
Fiquei decepcionada com a cultura do brasileiro. Havia um figurante, um negro lindo e inteligentíssmo, por sinal, de Guiné-Bissau, que está no Brasil há 6 anos. E ao perceberem sua outra versão do português, muitos perguntavam de onde ele era. Quando ele respondia, uma question mark (?) pairava sobre a testa da maioria, que retrucavam: "Onde é isso?". Vergonhoso. Pior foi um um dos meninos que perguntou se a Jamaica ficava perto de lá. Eu respirei. Fundo.
Já a propaganda quinta-feira foi engraçada. Se tratava da liquidação da rede do Shopping Interlar, e nas cenas saíamos com objetos de móveis na mão, tipo queima de estoque do Magazine Luiza às 5 da manhã, sabe?! Ri até. Ao receber elogios da figurinista e do assistente de direção, disseram que eu ganharia um close. Mas tive que sair meia hora mais cedo para chegar à tempo no teatro e apresentar as cenas de Os Sete Gatinhos e A Serpente, e talvez tenha perdido a oportunidade. E ganhei mais do que com a figuração da novela, o que é bom. Mas nesse início de carreira temos que mostrar a cara, não é.
Fiquei sabendo que a mulher que me ofereceu enviar o dvd book para a Globo talvez seja mais uma das picaretas. Bom, nem me supreendeu. Ficaria surpresa caso essa oportunidade desse certo, isso sim. Mas continuamos na batalha.
Essa noite dormi bastante, acordei na hora em que meu corpo pediu para acordar e ajudei a empacotar as últimas caixas da mudança da minha amiga. Hoje começou meu workshop com Luciano Sabino. Bem legal até então! Pessoal talentoso, cada qual com suas histórias fantásticas da vida pseudo-artística. Fomos depois em uma pizzaria bem gostosa, tomamos um bom vinho, e foi uma noite agradabilíssima. Uma boa oportunidade.
Uau. Acho que por hoje é só. Aos poucos vou atualizando com as novidades e as histórias. Mas estou bem. Inquieta sempre, hoje especialmente também pelo fato de que o curta independente mudou de data, mais uma vez, para os dias 20 e 21. Não sei se estarei aqui.
O apartamento agora está dando eco, sem as decorações malucas, sem os sofás, sem as tralhas muitas vezes sem utilidade da minha ex-roommate. Triste. E quanto às meninas que aqui restaram, devemos nos mudar no feriado da semana que vem, se tudo der certo, para o apartamento perto da Paulista.
Eita vida de mudanças, de casamentos, de sonhos, de muitos sonhos...