segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nada de bom!

Depois de muito vinho, muito pão e muita massa ao molho funghi agora à noite, não tenho nada de novo e nada de válido para escrever.
Os possíveis entrevistados para o próximo Sport & Ação viajaram, segundo meu diretor/produtor, e ficam em suspenso as próximas gravações.
E você sabe que a figura de Tiradentes foi forjada, certo? Suas longas barbas, seu camisolão, seus olhos claros, com seu trejeito à la Jesus Cristo, foi uma tentativa de se criar um mito, um herói brasileiro, e por isso a criação deste mesmo feriado, né?!
"Pobre o país que precisa de heróis..." ouvi dizer. Não concordo. Inventar heróis faz parte de uma história forjada, mas que acaba por colher bons frutos através de uma identidade também forjada. Vide a história norte-americana. Funcionou bem. Até bem demais, a ponto de criar o povo mais ufanista e mais orgulhoso de si mesmo que existe. Mas funcionou, e vide o Brasil, tão vasto e tão diverso e que ainda não encontrou sua unidade.
Mas Tiradentes foi uma tentativa falha... aposto que se perguntar para a população brasileira, mais da metade jamais saberá porque dia 21 de abril é feriado. Jamais saberão que neste mesmo dia em 1792, nosso mártir da indepêndencia foi enforcado e esquartejado após liderar a revolta mineira contra o pagamento arbitrário decretado pelo governo na chamada Derrama.
Mesmo assim... aproveite sua terça-feira de folga. Com certeza você merece!
Feliz dia de Tiradentes! Ou sei lá o que se diz num feriado desses...
Desta maneira, envio mais uma música descoberta há pouco, espero que goste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário