sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Redação para inscrição em programa de jornalismo do Grupo Abril (Ps: detalhe para a foto de profissional visionária)

Dizem que a vida é feita de escolhas. E na realidade, não só dizem como constatamos diariamente que sim, a vida é feita de escolhas! Pois bem. Hoje corro atrás das escolhas que me farão uma profissional completa e uma pessoa realizada. Cresci uma apaixonada pela comunicação: poesia, redação, livros, filmes, teatro, telejornais, revistas, televisão, palestras... Eu já enxergava o poder de sedução da palavra desde cedo... Na sétima e na oitava série, consecutivamente, ganhei o Concurso de Análise Crítica do Colégio Marista de Ribeirão Preto, resultado já esperado pelos professores e alunos que tantas vezes me viram erguer o braço para ler o que havia escrito ou apresentar seja lá o que fosse...
Findava-se o Ensino Médio e chegava a fatídica escolha do vestibular. Um simples "X" determinaria meu futuro, e um frio percorreu minha espinha com a velha dúvida do "E agora?". Optei pela orientação vocacional e lá se foram 10 sessões e um bom dinheiro para a psicóloga que me deu o resultado final: Relações Internacionais como primeira opção, Jornalismo como segunda, e Artes Cênicas em terceiro. Confesso que somente a primeira opção fora uma surpresa, já que não sabia até então exatamente do que se tratavam essas tais de Relações Internacionais... Finalmente, ao fazer o meu "X", pensei que pudesse seguir posteriormente a carreira de jornalista mesmo sem ter o diploma após me formar em Relações Internacionais, fazendo teatro como hobby. E assim aconteceu! Cinco anos se passaram na UNESP-Franca, peguei o meu suado diploma e me mudei para São Paulo para poder, então, dar vasão àquilo que sabia que havia nascido comigo: a força da comunicação. O jornalismo tem a múltipla função de informar o mundo sobre o mundo. E o pluralismo de linguagens, de públicos, de fatos e realidades faz desta profissão a combinação perfeita daquilo que sou: uma atriz recém-formada em Relações Internacionais, no auge de seus ainda 23 anos já bem vividos, com ganas de aprender mais e atuar com arte da palavra. Aprender é um dever e saber informar é uma dádiva. Assim, me candidato para o Curso Abril de Jornalismo 2010. E tenho que lhe dizer: ai como é bom saber que se está finalmente fazendo a escolha certa!

Stella Menegucci Nogueira de Freitas é a caçula de uma linda família de quatro irmãos de Ribeirão Preto; alimenta diariamente um blog voltado ao início de sua carreira na Selva de Pedra; tem artigo publicado em jornal e uma autobiografia escrita aos 15 anos; tem experiência internacional no Canadá, Uruguai e Argentina; trabalhou como apresentadora e repórter de um programa de esportes; já atuou em 5 peças teatrais, 2 curta metragens e um longa e em eventos como mestre de cerimônias. Stella acredita que as previsões da psicóloga de seis anos atrás ainda são possíveis: a complexidade das relações internacionais juntamente com a habilidade e sensiblidade teatral resultarão em uma incrível carreira jornalística... Stella é uma apaixonada pela vida, convicta de que a palavra, falada ou escrita, é definitivamente o seu nicho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário